Nikon D800 com Sensor de 36.3 MP

Nikon lançou hoje a câmera D800 com um sensor incrível (Expeed 3) que permite fazer fotos com 36 megapixels. Para fotógrafos é uma câmera espetacular, mas e para cinegrafistas?

As notícias são boas, mas não animadoras. Apesar do sensor que possibilita fotos em formato 7,360 x 4,912, a captura de imagens é 1080p Full HD 30p em H.264/MPEG-4 AVC. E mais, é um Full HD sem as opções de 50 ou 60fsp, para estes padrões somente em 720p (1280 x 720). Mesmo assim, é possível escolher entre dois formatos de frames: FX e DX. A ilustração mostra qual é essa diferença na prática. Enquanto a DX oferece imagens similares a uma 35mm em relação à área, com a modalidade FX consegue-se profundidade de campo e aquele efeito bokeh tão apreciado pelos cineastas.

Com relação ao áudio, a notícia é boa. É possível capturar em estéreo a partir de um microfone externo. E com monitoração no menu, monitoramento em fone de ouvido, tudo conforme um sistema de áudio bom.

A legislação americana diz que as filmadoras, que têm uma taxa de imposto maior, são as que gravam menos de 30 minutos. É por isso que  todas as DSLRs capturam até 20, 25  minutos contínuos. A Nikon D800 captura exatamente o limite do que é permitido para que seja enquadrada como câmera e não filmadora, ou seja, 29 minutos e 59 segundos.

Ainda é cedo para uma avaliação, mas se ela é uma excepcional câmera de still, é uma boa câmera para gravação que faz Full HD em 30fps que reúne facilidades de optar por FX e DX.

O preço nos Estados Unidos é de 3 mil dólares.

Making of do vídeo captado em D800 Nikon. Abaixo o vídeo.

Faça o download do folder da NIKON D800.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s