Câmera 4K a U$ 400

A CES 2012, que aconteceu agora em janeiro nos Estados Unidos, não é uma feira para o mercado broadcast de TV, mas dá para avaliar tendências para o segmento. Até por ser um evento com foco no consumidor final, de eletrônicos a carros, é possível ver que as tecnologias 3D ou 4K chegaram ao seu ápice.

Entre os lançamentos, um é bastante intrigante, como anuncia o blog EOSHD.com. A Samsung lançou a câmera fotográfica WB850F com seu novo sensor CMOS que captura a 4K/30p, ou seja, 12MP a 30 frames por segundo. Apesar de ser um super sensor, ele está em uma câmera de U$400. Ainda não dá para saber muito porque nem o site da Samsung explica de maneira informativa esse diferencial, talvez porque a câmera só será lançada em abril.

A WB850F tem esse processador 4K que faz um downscale 1080p quando grava em vídeo. Ou seja, ele não tem um fluxo de vídeo em 4K, mas a entrega de material em 1080p já é interessante. O “pulo do gato” é a possibilidade de gravar e fotografar simultaneamente e essa captura de foto ser em 4K. Enquanto o vídeo é capturado em 1080p, a câmera pode armazenar 30 fotos por segundo a 4000 x 3000. Tá certo, ninguém vai se dar ao trabalho de ficar editando 30 fotos para formar um segundo de imagem, mas é uma solução 4K por 400 dólares!

Os sites de tecnologia deram destaque a essa câmera por ter WiFi, zoom 21x e possibilitar inúmeras funções de modo wireless. Mas para nós, cinegrafistas, essa câmera é mais uma demonstração de que o 4K está cada vez mais perto e que o mercado de televisão está pronto para adotar essa tecnologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s