Canon EOS C300 – cinema digital

A Canon anunciou no início do mês a Canon EOS C300. A câmera alia a experiência da empresa em DSLR para criar um equipamento funcional e que oferece possibilidades de captação de uma câmera de vídeo. É engraçado imaginar como as 5D, 7D, T2i viraram câmeras para captação de imagens e conseguiram criar um mercado que não existia… De repente, as câmeras fotográficas viraram as estrelas de produções de clipes musicais, casamentos, vts publicitários, etc.

Agora, a empresa está empenhada em conquistar o mercado de câmeras para cinema digital. É para este segmento que a Canon criou a EOS C300. O lançamento está previsto para janeiro de 2012 e a câmera terá duas versões: para lentes EF e para lentes PL. O sensor grava em Full HD, 1920 x 1080 em MPEG-2. O preço anunciado é 20 mil dólares.

Em fóruns especializados as críticas já começaram… O preço é alto, a RED Scarlet irá gravar em 4:4:4 e será mais barata que a C300 (embora não tão barata quanto a RED sempre anunciou que suas câmeras seriam). A RED grava em 120fps enquanto a C300 em 60fps. Sem falar o inconveniente de comprar uma câmera para apenas um modelo de lentes, tendo que escolher entre uma câmera EF ou PL. O anúncio de que a Canon C300 grava em 4K também foi criticado porque ela apenas simula o 4K mas grava em 1080.

Eu gostei bastante das imagens, da câmera, mas o que mais incomoda é o fato de não ter duas entradas XLR. Tudo bem que o mercado publicitário e de filmes utiliza áudio independente, mas seria interessante a câmera ter essa função para quem deseja fazer jornalismo e documentário.

Janeiro já está chegando e podemos conferir em breve se a aposta da Canon foi ou não acertada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s