Cinegrafista – Profissão Perigo

Há dez dias os jornais noticiavam a morte do cinegrafista Gelson Domingos, que tinha 3 filhos, 2 netos e uma esposa. Acho que todo cinegrafista ficou emocionado por ver um companheiro partir assim, de maneira inesperada e no trabalho. Não conhecia Gelson pessoalmente, mas espero que a família esteja conseguindo superar essa perda e seja amparada pela emissora e pelos amigos.

Infelizmente, este não é um caso isolado, mas é o caso mais próximo que conhecemos. Lembro de ver notícias sobre cinegrafistas que estavam na Tailândia, na Líbia, mas agora, com um companheiro do Rio de Janeiro, faz qualquer profissional repensar a vida e os perigos das situações já vividas. Eu trabalhei no Aqui e Agora do SBT e foram inúmeras matérias que hoje, mais maduro, não sei se valeria a pena fazer… Já fiquei com uma arma na cabeça apontada por um policial, entrei em enchente sem proteção (ainda vejo muita equipe fazer isso), apanhei de baloeiro, enfim, situações que poderiam ser evitadas se eu tivesse conseguido dizer não. É uma situação complicada porque a empresa cobra a imagem exclusiva e nós, como profissionais, queremos o melhor ângulo, a imagem que conta da melhor forma aquela história. Mas quais são os limites?

Por ironia, eu havia separado uma dica de curso para o blog. Um curso da fundação Rory Peck que promove cursos sobre como se comportar em situações de guerra e conflito. Imaginei que não seria tão interessante para o blog porque, afinal, quantos cinegrafistas efetivamente vão para a guerra? Esqueci, na verdade, que a gente vive no Brasil uma guerra diária. Seja no trânsito, nas comunidades ocupadas pelo tráfico, nas tragédias ambientais, estamos envoltos em riscos invisíveis, protegidos apenas pelo crachá de imprensa e um colete “à prova” de balas.

E digo que é uma ironia do destino porque a fundação tem esse nome para homenagear Rory Peck, um cinegrafista que morreu em 1993 durante um conflito em Moscou. Dois anos após sua morte, sua esposa e um amigo criaram essa fundação para oferecer treinamento e suporte aos freelancers que cobrem guerras. Hoje, a Rory Peck promove uma premiação para homenagear pessoas que arriscaram a vida em prol do jornalismo, além de oferecer assistência financeira a freelancers acidentados em conflitos e guerras.

Pensando nesse exemplo, acho que é hora de criarmos padrões de segurança. Vi que o cinegrafista Gelson Domingos tinha experiência e possuía treinamento, mas será que era suficiente? Notícias dão conta de que o colete não era apropriado. Mesmo se fosse, ninguém usava capacete. Enfim, acho que a iniciativa da Rory Peck serve para que se busque um novo padrão de trabalho, novas normas de segurança, outros equipamentos adicionais e, principalmente, que vire regra termos um seguro de vida e um adicional de insalubridade. Hoje, mais de dez dias depois, nem se fala mais no assunto. Cabe a nós, cinegrafistas, não deixar que esse caso seja esquecido.

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Cinegrafista – Profissão Perigo

  1. O Rio de Janeiro será palco do 1º ALWAYS ON FRONT LINE, curso para a imprensa atuar em área de risco.
    O evento terá a participação de grandes profissionais que atuam no seguimento.

    Link do vídeo:

    Fiquem ligados

    Os profissionais interessados em participar do Curso devem enviar cadastro com as informações abaixo para o e-mail: cursotreino@gmail.com

    – Nome:
    – Profissão:
    – Data de nascimento:
    – Emissora (para os profissionais contratados):
    – Entidade de ensino (para alunos universitários):
    – Estado:
    – Cidade:
    – E-mail:
    – Telefone para contato:

    Os e-mails cadastrados serão sempre abastecidos com informações sobre o curso

  2. Comecei como iluminador de externa de jornalismo aqui na tv alagoas na época afiliada ao SBT, , depois operador de câmera, , cinegrafista de produção e atualmente reporte cinematográfico, j[tambem no meu trabalho já passei por momentos peculiares, trabalhe na TV alagoas, e hoje trabalho na Tv Gazeta de Alagoas , afiliada a Rede Globo, e tv educativa de Alagoas, integrsnte da ABEPEC, emcabeçada pela TV BRASIL,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s