Televisão do Futuro é 4K

A CEATEC é uma feira de negócios no Japão que traz os lançamentos e inovações da indústria de eletrônicos. Começou ontem e termina neste sábado. Não é uma NAB ou Broadcast & Cable, mas mostra também tecnologias para o mercado de televisão. Foi nesse evento que, em 2006, vi a NHK e a Sony demonstrarem a impressionante tecnologia 8K.

Este ano, a tecnologia de altíssima resolução deixou de ser futuro e virou produto de loja. A Sony ainda não mostrou a 8K em televisores, mas já traz um projetor para home theater que reproduz em 4K. Se o Full HD com 1920 x 1080 impressiona, imagine o formato 4096×2160 pixels.

Segundo a Sony, o home theater faz parte de uma linha de produtos 4K que alinham câmeras de vídeo (Sony F65), projetores de cinema e vários aplicativos de criação de conteúdo 4K. No mês passado, a empresa instalou nada menos que 1.000 unidades de projetores de cinema 4K em diversos países.

Outra empresa que aposta na altíssima resolução é a Toshiba. Este ano, a Toshiba expõe um televisor de 55 polegadas com Quad Full HD (3840 x 2160 pixels). Especialistas não consideram o Quad Full HD como 4K, mesmo assim, este é um super televisor porque incorpora ainda o 3D sem óculos. O aparelho estará disponível no Japão em dezembro e vai custar cerca de 20 mil reais.
A Sharp também anunciou seu televisor 60 polegadas na mesma resolução da Toshiba. Estará à venda em 2012, também no Japão, e ainda não há uma estimativa de preço.

Pelo que podemos perceber pela CEATEC, o formato Full HD mal chegou no Brasil e já teremos novos sonhos de consumo. Eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas provavelmente serão transmitidos em 4K e 3D. A questão é: será que nós, brasileiros, vamos assistir pelo menos em Full HD?

VEJA TAMBÉM:
NAB – Novidades em Câmeras – A NAB 2011 começou neste sábado (09/04) com recepções e eventos de negócios, mas só hoje é que o centro de exposições foi aberto para o público conferir as novidades da indústria broadcast de televisão. Continue lendo…


Jornalismo ou Cinema? – A emissora de TV Al Jazeera ficou mundialmente conhecida depois do 11 de setembro e ganhou credibilidade. Se antes a maioria das pessoas acreditava que a empresa era apenas uma porta-voz do Osama Bin Laden, hoje ela é uma das melhores fontes para entender o que acontece Continue lendo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s