Sensibilidade x Sensacionalismo

Como disse antes, as emissoras de televisão tem apelado ao sensacionalismo para mostrar uma tragédia que, por si só, já sensibilizaria qualquer pessoa.

Mas existem profissionais que conseguem, com sensibilidade, transmitir a dimensão da tragédiaDan Chung fez esse vídeo para o jornal inglês The Guardian. Ele esteve em Shintona na província de Miyagi, uma das áreas afetadas pelo tsunami. Muita gente postou comentários em seu blog dizendo que um vídeo assim não seria adequado em um momento desses… Mas da mesma forma que todos estão lá para a “indústria de notícias”, ele expressou em imagens o que estava vendo e sentindo. No vídeo, eu vejo a vida que parou em um dia ensolarado.

Na sequência, um vídeo de Matt Allard da Al Jazeera. Ele é o cinegrafista do Frames “A Cup of Tea” gravado no Sri Lanka. Frames são mini-documentários de dois minutos que transitam entre o jornalismo e o cinema. No vídeo de Matt, além da tragédia, mostra no fim da matéria uma imagem que dispensa qualquer palavra.

Por falar em Al Jazeera, desde o início dos conflitos no Oriente Médio, as emissoras Al Jazeera e Al Arabiya transmitem sua programação 24 horas através do Youtube.



ARTIGOS RELACIONADOS:

Televisão x Internet – As emissoras de TV dizem que a tragédia no Japão é a mais televisionada. Como era de se esperar, no país da tecnologia tudo foi gravado ou transmitido ao vivo. Tsunami em tempo real, inúmeras imagens do terremoto no youtube e atualização de informações via twitter Continue lendo…

Cinegrafistas do futuro – Você sabe como será a profissão de repórter cinematográfico daqui a dez anos? Eu não sei. Posso fazer uma previsão, mas com certeza muita coisa está por vir… Pensando nisso, resolvi criar o blog CINEGRAFISTAS. Continue lendo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s