Profissão: Motolink

As emissoras sempre contaram com motoqueiros que atravessavam a cidade com as fitas das matérias. Isso trazia agilidade e facilitava a vida da equipe, já que não era necessário sair correndo para chegar no deadline. Com o trânsito cada vez mais infernal, essas motos deixaram de levar e trazer fitas e viraram estações de link. Hoje, já são consideradas unidades móveis de jornalismo e contam com cinegrafistas para a produção de matérias.

Ricardo Claro, repórter cinematográfico do motolink da TV Globo, explica que o motolink foi um projeto desenvolvido pela engenharia da emissora em conjunto com o jornalismo. Inicialmente, essas motos entravam no ar para fechar o link ou transmitir imagens ao vivo em locais de difícil acesso. Seis anos depois do lançamento, já são quatro equipes de motolink que entram no ar, diariamente, mostrando o trânsito nas principais rodovias. “Utilizamos uma câmera modelo PDW-350, um microondas digital para entradas ao vivo, monopé, iluminação e microfone“, conta o repórter cinematográfico.

Outras emissoras também investem nesse recurso para ganhar agilidade. A Rede Record, adquiriu motos da marca BMW e tem, somente em São Paulo, cinco equipes. A Band também utiliza desse recurso, principalmente, no programa “Brasil Urgente”.

Mas a agilidade também leva a algumas situações inusitadas. Ricardo Claro conta que, em uma das saídas, eles receberam informações sobre um assalto. Chegando ao local, ele notou uma movimentação estranha dentro do condomínio. Na verdade, o assalto estava em andamento e eles haviam chegado antes da Polícia. Isso sim é agilidade.

Profissional precisa ter:
. experiência em fazer imagens ao vivo
. cuidado com o trânsito – embora tenha um piloto experiente guiando a moto, o trânsito nas capitais é sempre perigoso
. ser um bom jornalista porque o repórter cinematográfico é o responsável pelas sonoras e informações

Mercado:
. ainda é um mercado pequeno e restrito às capitais
. com a demanda de notícias “em tempo real” esse cenário deverá mudar em breve

Fotos: arquivo pessoal
Foto moto BMW: divulgação

ARTIGOS RELACIONADOS:

Cinegrafista Subaquático – Para ser um bom cinegrafista de imagens subaquáticas é preciso dominar duas artes: fazer imagem e saber mergulhar. Hoje, há uma oferta grande de equipamentos para essa finalidade e cursos de mergulhos que duram poucos dias. Ainda assim, é necessário ter uma boa experiência nas duas áreas Continue lendo…

RED SCARLET ficou na promessa – O sonho da RED SCARLET Super 35mm por 7 mil dólares acabou… Muita gente ficou frustrada com o anúncio de Jim Jannard, fundador da RED, que explicou o reposicionamento do produto. Além disso, a SCARLET S35 foi rebatizada de EPIC-S, já que ela usará o mesmo Continue lendo…

Anúncios

34 comentários sobre “Profissão: Motolink

  1. Quero uma chance pois estou terminando meu curso no Senac de Operador de Câmera e também sou Instrutor de Trânsito com especialidade nas áreas de moto e carro e sala de aula e com conhecimentos em direção defensiva , primeiros socorros ,meio ambiente etc .
    Obrigado pela Atenção..

  2. sou moto boy na cidade de São Paulo a 7anos,tenho grande conhecimento na cidade de ruas e bairros e piloto moto muito bem ser precisar de um grande piloto só me chamar….

  3. ola bom dia para todos gostaria de saber como faz para trabalhar como moto link gostaria muito de trabalhar nesta area porque gosto muito de trabalhar com moto e tambem sou um pessoa muito organizada pra todos os tipos de trabalho muito obrigado e se vcs pode-se me mandar um e-mail agradeço.

  4. Ola Adauto, tudo bom:
    Estou cursando Cinegrafista;Radialista no Senac, tenho habillitacao de moto e carro a 15 anos, trabalha autonomo como cinegrafista de eventos, festas e atividades esportivas, alem dos documentarios que eu mesmo produzo e estou tambem cursando ingles.
    Queria saber se voce poderia me dar uma dica de como me tornar um Moto Link.
    Rola atraves de um estagio ou e contrato direto.

    Aguardo seu contato e fique coom DEUS.

    Um abraco

    • Oi Aldemir,

      Td certo?
      Cada empresa tem sua regra de contração.
      Acho que seria interessante você ver com o RH de cada emissora e sugerir um estágio.
      Nada como estar dentro da emissora para saber que caminhos tomar e o que falta pra chegar lá.
      No caso da Globo, o Ricardo Claro, por exemplo, é jornalista formado. Portanto, depende mesmo de cada emissora.
      Boa sorte, abraços

      Adauto

    • muito legal essa matéria. pois traz grande noção. para ser um profissional moto Link. gostaria de entra nesse ramo ser um profissional moto link tenho uma moto XT660 a qual ja vi muitas trabalhando nesse ramo.so não sei onde posso me cadastra.

  5. Oi sou um motoboy da grande cidade de São Paulo, tenho vontade de ser um motolink, tenho conhecimento nas ruas e estradas de São Paulo e Interiores

    • Aroldo, você pode começar enviando currículos para emissoras.
      O cinegrafista de motolink é sempre um repórter cinematográfico (muitas vezes formado em jornalismo), mas o piloto não precisa ter essa formação.
      Abraços

  6. bom me chamo eduardo e estou buscando informaçoes sobre os requisitos para ser um moto link….tenho vasta esperiençia com moto porem oque mais tenho de bom a ofereçer é a força de vontade e o sonho de ser um pioloto de moto link…assim fica meu pedido de receber algumas instruçoes de onde e como devo começar a buscar este sonho….muito obrigado….email…monstroduanexo@hotmail.com

    • Olá Eduardo,
      Acho que o caminho é descobrir os contatos das emissoras de TV e oferecer o serviço para pilotar a moto do link. Em geral, é mais fácil quando você entende o funcionamento da emissora, da rotina de um telejornal. Por isso, o primeiro passo é também ir atrás de um curso na área (produção audiovisual, jornalismo, op. de câmera). Pode não ser um curso superior, mas você vai ter mais contato com esse mercado.
      Abraços

  7. Bom dia !!! quero saber qual tipo de profissional para agregar a vcs pois tenho motorcicleta vstrom 2012 tenho tempo disponivel , gostaria de saber quais os requisitos.

    Grato

    • ola amigo.voce tem uma ótima moto, porem seu amortecedor traseiro fadiga facilmente e mais rápido ainda com carga de peso, caso ingresse nesta profissão preparamos o seu amortecedor, e mesmo se não com caraga vida útil de 30000 km apos isto o hidraulica ja estra comprometido acredite! para mais detalhe veja ou entre em contato pelo noso site http://www.cmotos.com.br abraço!

  8. boa noite !!!!! atualmente trabalho nas motolâncias do SAMU ( atendimento pré-hospitalar com motos) e tive que fazer vários cursos para ser admitido nesse emprego, tais como : curso na PRF , HONDA e YAMAHA (direção defensiva ,pista rápida, pista adversa , frenagem e outros. ou seja sou motociclista formado e gostaria de saber se há possibilidade de conciliar com motolink. aguardo orientação. obrigado

  9. ola meu nome e andre sou de cumbica guarulhos sp e tenho uma filmadora sony que filma em hd eu filmava casamentos e eventos evanjelicos agora estou filmando flagantes e nao tenho pra quem vender meu tel 011 62611205 .me ajundem .blz que deus abençoe a todos.

  10. ola a todos,meu nome é Claudio Marques,e trabalho com suspensões especiais de motos.o que tem haver com moto links tudo!, pois todos usam motocicletas de fabrica.sendo que os amortecedores Não são feitos para uso extremo de carga e muitos podem sim colocar a segurança ao se deslocar ate a matéria a ser filmada , emitida. fazemos um trabalho especifico para peso, revalvulando e preparando o amortecedor original. Aos profissionais que se interessarem segue site. http://www.cmotos.com.br . Bom trabalho a todos!!

  11. Fala cara BELE sou o Bruno e gostaria de saber se tem que ter alguma habilitação especial para ser um MOTOLINK estou no 3 ano de Jornalismo e já ando de moto a mais de 10 anos, então conhecimento é tranquilo!

    me manda algumas informações no e-mail por favor!?

    Abraços

  12. Ola estrou enteressado em ser um piloto de motolink trabalho como moto fret a 10 anos e nunca me envolvi em acidentes conheço todos os bairros de sampa interior e litoral aguardo resposta 959106807

  13. Então admiro muitoo esse tipo de serviço, mais não tenhoo cursos de filmagem , mais se eu tivesse uma oportunidade correria atras do resto tipo cursos de filmagem etc…

  14. Galera sou motolink autonomo a 5 anos, e deixo bem claro a vcs q não é um mar de rosas não. É muito treta essa profissão. Ja trabalhei em algumas produtoras e nada se compara as ruas em cima de uma moto. pra entrar em uma emissora é muito díficil, tem q ser de dentro já e aguardar uma desistencia.
    Para ser piloto, vc tem q entrar em uma empresa de motoboy (ex. Guaruservice – Record) conveniada com a emissora e aguardar a sua vez, em quanto isso vc será fiteiro.
    Deixo aqui meu contato para maiores dúvidas e até oportunidades de emprego ou freela.
    F. 7860-9980 / 9-6157-4321
    e-mail; neweraproducoes@hotmail.com

    Ah, esse é o vídeo que o programa a liga gravou comigo, da para vcs terem uma noção +ou- de como é meu dia-a-dia

    abç a todos

  15. Boa tarde!
    Eu gostaria de saber qual o perfil para trabalhar como moto link…
    Atualmente trabalho em uma equipe que realiza shows de manobras radicais com motos por todo o Brasil
    E trabalhei 5 anos nas ruas de são Paulo
    Como moto-boy, sempre fui ponta no fim do mês, sem acidentes e sem dores de cabeça
    Tenho esse sonho de ser moto link , buscar a noticia fazendo o que amo que e pilotar moto
    E se preciso for posso me qualificar para me adequar ao perfil… Muito obrigado e espero uma resposta … Meu facebook Caio pulhas negrão

  16. Olá sou Luiz Fernando moro em São paulo sou moto-frete a 18 anos mas cidade de são paulo e conheço a capital toda e os interiores de são paulo parati,curitiba,porto alegre, florianopolis,capão do canoa,santana do livramento,rio de janeiro até a venida brasil bragança paulista,amparo,serra negra, aguá de lindóia,três corações,jundiai,itatiba,etc. tenho cursos de mecânico de moto,curso de moto frete
    E um sonho que eu pretendo realiza com essa equipe que vocês tem e conhecer o brasil inteiro em cima de uma moto porque sou um apaixonado por moto e o que eu sei fazer de melhor na minha vida inteira requere responsabilidade com vida em cima e tó pronto prá servi a essa equipe?
    gringomooca123@hotmail.com

  17. oLa Bom DIa !
    Meu Nome é vitor Hugo sou MotocicLista aki do Rio de janeiro sou habilitado desde 2000.
    Tenho experiencia no Ramo sempre trabalhei com motos grandes como falcon xt e outras , Peço uma oportunidade ou algum endereço onde posso apresentar meu curriculum .
    Hoje trabalho em uma grande empresa de containers .
    mas me prontifico em fazer parte da equipe de moto link recor garanto que vcs não se arrependeram !

    att Vitor Hugo !

    acelerado22@hotmail.com

  18. ola meu npme e tiago tenho 22 anos trabalhp a 3 anos como motoboy em so paulo queria uma oportunidade de trabalhar como motolink pois e uma profisao q eu gosto sempre tive vontade de fazer reportagem ate o piloto isso pra mim ja era o bastante . obrigao (tiago silva)

  19. bom dia pessoal sou da zona norte de sp como faço entrar nessa equipe q respeito e admiro muito essa profissão sou motoboy nunca cai nunca causei nem um tipo de acidente obrigado sem mais
    fica com Deus vcis tdos

  20. Olá,,,meu nome é Luis Fernando tenho 35 anos e pai de 3 filhos.bom eu trabalhei como motoqueiro da LOJACK (TRACKER),fazendo localização de carros roubados,onde aprendi a conviver com o perigo,clima ruim,pereferias,situaçoes de risco e etc.Também aprendi a conhecer bem a cidade de São Paulo,ruas avenidas,becos,trilhas e estradas não pavimentas,pois pra fazer a localição de autos por sinal Via Rádio tem que conhecer muito,e saber todos os caminhos. É por isso que gostaria de trabalhar como Motolink,sei que posso fazer a diferença e fazer um ótimo trabalho.
    Muito Grato MEU CONTATO É:
    LUIS.TRACKER@YAHOO.COM.BR

  21. Eu queria uma oportunidade nesse ramo sou um bom motoboy sou agiu e rapido sempre trabalhei como motoboy deixarei contato estou disponível para mercado de trqbalho tel: 969202683 ou 984938362

  22. Sou formado e direção defensiva evasiva fuga e tática em todas as categorias muito profissional na área de 2 a 4 rodas em formas geral categoria A/E Tenho resolução 168 Mopp e especializado em passageiros já avistei e vejo sempre esses cara e gostei muito me amarrei de coração então vamos de motolink… 021 98224-4458 ou 021 98771-6993 Bruno Luis

  23. Olá adauto, trabalho na rua sou enfermeira do samu. Gostaria de ter um telefone com watzap .Pois as vezes nos deparamos com situaçoes inusitadas. E gostariamos de recorrer a vcs. Tem como me passar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s