Jornalismo ou Cinema?

A emissora de TV Al Jazeera ficou mundialmente conhecida depois do 11 de setembro e ganhou credibilidade. Se antes a maioria das pessoas acreditava que a empresa era apenas uma porta-voz do Osama Bin Laden, hoje ela é uma das melhores fontes para entender o que acontece no Oriente Médio.

Mas o que impressionou mesmo foi o novo “produto” da emissora, um programa visionário e bem interessante. Nos vídeos abaixo, dá pra ver a qualidade dessa nova proposta. Frames tem 2 minutos de duração e traz imagens gravadas por câmeras DSLR. Uma forma de contar a história em pouco tempo, de maneira sensível e com belas imagens.

“Frames” está disponível na internet, mas é também transmitido na programação da emissora. O interessante é que a Al Jazeera, ao lançar essa versão mini de documentário, explicou que as pessoas têm pouco tempo disponível pra assistir televisão e que não estão mais dispostas a ver documentários longos. Bom, se não se pode vencê-los…

A idéia desse programa foi de Omar Khalifa, um dos cinegrafistas/cineastas do departamento de documentários da emissora. Para ser sincero, quantas vezes a gente não pensa em fazer isso com o material que gravamos? E a vontade de contar histórias em forma de cinema? Tão belas imagens merecem mesmo um espaço na programação.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Novela em Cinema Digital A novela Cordel Encantado da TV Globo, exibida no horário das seis da tarde, está sendo gravada com a câmera Sony F 35. É visível a diferença da qualidade e textura das imagens captadas por essa câmera. É cinema digital. Continue lendo…

Profissão: videorrepórter – Vídeo jornalista, videorrepórter ou VJ é uma carreira já consolidada no exterior e que, aos poucos, passa a ter mais espaço no Brasil. No fim dos anos 80, a profissão recebeu o nome de “repórter abelha”. Já no exterior, a moda agora é ser Solo VJ. O que dá no mesmo, já que o videorrepórter trabalha praticamente Continue lendo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s