Profissão: Videorrepórter

Vídeo jornalista, videorrepórter ou VJ é uma carreira já consolidada no exterior e que, aos poucos, passa a ter mais espaço no Brasil. No fim dos anos 80, a profissão recebeu o nome de “repórter abelha”. Já no exterior, a moda agora é ser Solo VJ. O que dá no mesmo, já que o videorrepórter trabalha praticamente sozinho.

Um VJ precisa gravar, editar e gerar o material em pouco tempo. Ou então, grava um programa sozinho e entrega as imagens para uma emissora de TV que produz a notícia de forma tradicional, com editores, finalizadores, etc. Muitos cinegrafistas (como conta aqui o Luiz Carlos Novaes) também tiveram sua fase VJ porque esse é o perfil esperado pelas emissoras de hard news no exterior.

Arrisco que esse será o “cinegrafista do futuro“. Já atuo assim para algumas emissoras, mas a maioria ainda tem equipes estruturadas com motoristas, cinegrafistas e assistentes. O conceito de VJ, na realidade, exclui até o repórter que grava passagem. O importante é o fato, a imagem que vale por palavras, a frase dita pelo entrevistado. Enfim, a notícia.

Com equipamentos cada vez mais portáteis, programas de edição e notebooks baratos, o videojornalista é a solução para os problemas das emissoras, tanto em custo quanto em agilidade.

Pioneiros:
Acredito que um dos primeiros VJs no Brasil foi o Paulo Dalla Porta, no início dos anos 80, filmando matérias em 16mm. Em seguida, vieram Aldo Quiroga, Ale Primo, Mario Resende, Marcelo Guedes, Renata Falzoni, Paulo Castilho, entre outros.

Na lida:
Luis Nachbin – faz o programa “Passagem Para” do Canal Futura
Paulo Castilho – montou a primeira empresa de vídeorrepórteres do Brasil
Renata Falzoni – percorre o mundo em uma bike e está na ESPN
Videorrepórteres da Folha de SP

Precisa ter conhecimentos sobre:
. Captação de imagens
. Edição de imagens
. Geração via FTP
. Sensibilidade e curiosidade
. Experiência em reportagem facilita a pauta e a produção da notícia

Mercado:
Em crescimento no Brasil.
A Folha de SP seleciona seus próprios videorrepórteres.
As agências de imagens e emissoras de TV também contratam VJs.

Nos próximos post, vamos falar das profissões de cinegrafista subaquático, motolink, diretor de fotografia. Se quiser, envie sugestões através dos comentários.

Crédito foto: Adauto Nascimento

ARTIGOS RELACIONADOS:

Jornalismo ou Cinema? – A emissora de TV Al Jazeera ficou mundialmente conhecida depois do 11 de setembro e ganhou credibilidade. Se antes a maioria das pessoas acreditava que a empresa era apenas uma porta-voz do Osama Bin Laden, hoje ela é uma das melhores fontes para entender o que acontece  Continue lendo…

Entrevista: Luiz Carlos Novaes – Dono de um sorriso largo e muitas histórias, algumas inacreditáveis, Luiz Carlos Novaes, mais conhecido como Tigrão, estréia o espaço de entrevistas do blog Cinegrafistas. Atualmente, Tigrão trabalha na TV Globo em New York, depois de uma jornada de muita batalha e persistência. Continue lendo…

Anúncios

2 comentários sobre “Profissão: Videorrepórter

  1. Agradeço especialmente pela lembrança. Aproveito ainda pra informar que a R2 foi extinta em 2008. Também saí da TV Cultura em 2009. Daí ajudei a implementar um projeto na RedeTV!, chamado Web Repórter. De lá, fui fazer – de forma pioneira com videojornalista – a cobertura da campanha política do deputado federal Gabriel Chalita. Agora to fazendo uns freelas, dando aulas no Senac e tocando a vida…
    abs
    PC

  2. Respiro esta linguagem desde o seu nascimento no Brasil, em 1987 pelas mãos de Fernando Meirelles. Estava também ao lado de Paulo Castilho na criação da R2 Digital, a primeira empresa de videorrepórteres no país! Bons tempos. A jornada continua… abs Marcelo Guedes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s